quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Chopper!

Hoje estava na sala de aula, quando o professor Silvio entrou e me disse que eu iria com ele andar de helicóptero. Fiquei muito surpreso, pois ele tinha me dito que isso só iria acontecer depois do feriado. Saí mais cedo da aula, coloquei o macacão e fiquei aguardando. Detalhe - nem tomei café da manhã, e disseram que não iríamos almoçar. Ou seja, cerveja! Trabalhar com fome é literalmente um tiro no saco.
Fomos eu, João Paulo, Nelson e o Prof. Silvio Maia ao aeroporto. O trabalho era gravar SMCPs - Standard Marine Communication Phrases (Vocabulário de Frases Marítimas para Comunicações Externas). SMCPs são frases utilizadas para a comunicação de voz entre navio-estação, navio-navio e navio-helicóptero e tem a finalidade de transmitir informações com precisão e clareza, seja elas de socorro, avisos aos navegantes ou avisos meteorológicos. Os SMCPs que gravamos hoje foram de resgate por helicóptero. Simulamos um navio que estava em chamas com 8 pessoas feridas e que o helicóptero foi acionado para atender à emergência. A comunicação feita entre o helicóptero e o navio em apuros foi gravada e será editada e copiada em um DVD, pelo qual servirá como referência para as próximas turmas. As comunicações são todas em inglês, pois foi adotado em convenção da IMO - Organização Marítima Internacional.


Isso era às 13:00, sol quente, e o helicóptero mais ainda. Tivemos que assistir a um briefing, onde nos mostraram as saídas de emergência, procedimentos de emergência, etc.. Minutos depois, o helicóptero decolou e fomos em direção à Ilha de Mosqueiro. Já havia andado de avião inúmeras vezes, mas o helicóptero foi a primeira. O ventinho lá em cima é muito legal, nem deu pra sentir medo e dava pra ver tudo lá de cima. Começamos a gravar as frases, e em meia hora estava tudo pronto. Os únicos problemas eram que não tinham um radio para Nelson usar para gravar as conversas, as baterias tanto da filmadora quanto da minha máquina acabaram logo e a iluminação estava péssima, a luz invadindo a filmagem toda hora. Tirando isso, tudo estava ótimo! Hehe..



A vista lá de cima é muito boa, parecia que estava voando no Google Earth:

Barcos em Icoaraci

Vista do CIABA por cima - Piscina, Quadra, Pista e Campo

Terminado, tive que tirar dinheiro do meu bolso e pagar meu hamburger com coca, que nem deu para enganar a barriga. Ainda com fome, fomos à Base Naval de Val de Cães, onde gravamos o restante das conversações no Navio-Patrulha Guarujá.

Base Naval

O Comandante nos recebeu bem, e nos entupiu de Coca-Cola e biscoitos recheados. Tava com tanta fome que devorei uns 5 logo.
Após as gravações, voltamos para o quartel, onde estava tendo parada. Isso era 15:40. Quando terminaram as seqüências de "paradas" dos Comandantes, já eram 17:30. Hoje superou todos!! Nunca fiquei tanto tempo parado para escutar tanta #%%$@*&@*.. Entra num ouvido, sai noutro! Hahaha... O ruim é ficar em pé e o cara repetir 763554654 vezes a mesma coisa, sempre como cabeçalho: "E para finalizar..."
Bem, tinha que comprar as coisas para levar para a viagem, então saí com o Rui para o supermercado, onde compramos um monte de comida. Tão pesado que tive que pedir ajuda ao Zé Lima - Fiz ele sair do barzinho, pegar um ônibus e me esperar no ponto para ajudar a carregar as sacolas. Quando finalmente cheguei no quartel, ja eram 23:00 - e eu ainda não havia comido nada.
Mas o que importa é que estava tudo pronto para irmos à Marudá.. ;)

1 comentários:

Anônimo disse...

"escutar tanta #%%$@*&@*.. Entra num ouvido, sai noutro!"...
sei muito bem o q eh isso hehehe

Postar um comentário