terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Aracaju

Mas que coisa!! 30 dias sem postar. Tenha vergonha na cara!!
Pois é, realmente.. Finalmente criei coragem e para postar a minha ida a Aracaju.
Peguei o ônibus da meia noite e cheguei em Aracaju as 5 da manhã. O chucha e a Karen já estavam lá para me buscar. Fomos à casa da Karen e dormimos até as 10h, mais ou menos.

A Karen tem uma gatinha chamada Elle, não é uma gracinha??

Ela de vez em quando brinca com a cadela Mel..

Isso se ela nao tiver dormindo.

Almoçamos e fomos à praia. Aracaju é uma cidade pequena, porém limpa e organizada. Suas ruas cheio de curvas dão impressão que a cidade é bem maior do que é - doce ilusão. É menor que Maceió, a sua capital vizinha.
A cidade faz jus ao seu nome. Enquanto em Belém as calçadas são recheadas de mangueiras, Aracaju é invadido por cajueiros. É caju para todos os lados! Acabou a desculpa de ter que subir no cajueiro do vizinho. São tantos pés de caju que dá vontade de parar em todo canto para catar as frutinhas..
Olhando para a paisagem do mar, avistei vários pontinhos no horizonte - Plataformas de petróleo da Petrobras. Esta, aliás, é a empresa que movimenta a cidade. O que seria de Aracaju sem a Petrobras? E quem sabe? Talvez mais um povoadozinho qualquer no litoral nordestino.
Eu particularmente achei a cidade bem organizada e tranqüila. Não foi a minha vez na cidade - a última vez que fui tinha 4 anos, se não me engano.
Conhecemos algumas praias muito bonitas, e passamos por cima de uma ponte nova recém construída que nos leva até uma ilha (sem foto - já estava escurecendo).

Praia (eu não lembro mais do nome): Lucas, Karen, eu e Chucha


Fizemos uma espécie de homem enterrado na areia (que apareceu uma vez no comercial da Skol - "O que você vai contar aos seus netos?"). A cabeça do chucha e as minhas pernas aparecendo, o resto tudo enterrado. Não aguentei muito tempo ficar sem respirar, acho que só uns 30 segundos. A areia é pesada e empurrava meu pulmão.. É horrível!!

La la la la...

Para aqueles que não conhecem o guaiamum, eis uma bela foto deles:

O guaiamum é uma espécie de caranguejo, porém são fáceis de diferenciar um do outro. O caranguejo é peludo, avermelhado/bege, sua carne é meio adocicado e vive na lama. O guaiamum é azul, maior, não tem pêlos, sua carne é menos saborosa e vive nos buracos no barro duro e podem ser cevados.
Cevar = botar para engordar e tirar aquela "laminha" de dentro, o deixando bem amarelinho. O caranguejo não pode ser cevado porque ele é mais sensível, já que depende da lama para sobreviver. Portanto, é normal comer caranguejo com toda aquela lama dentro. Já o guaiamum é bom deixar cevar no mínimo 1 ~ 2 semanas.

Bem, é isso aí. Acho que já dei a minha parcela de contribuição à cultura, e está na hora de voltar para casa - Recife!

Beijos na bunda!

0 comentários:

Postar um comentário