Mais uma vez estou de serviço. Coisa mais sem graça, ficar o dia todo esperando o tempo passar. Pelo menos acordei melhor, não estou mais com o nariz escorrendo. Pelo menos hoje é domingo, não tem que assistir aula. Pelo menos sobrou tempo pra eu arrumar o armário e deixar ele bem limpinho, algo muito raro de acontecer. Ah, não! Amanhã é segunda.. =\ Pelo menos amanhã irei visitar um navio. E ainda bem que hoje é domingo, tive tempo pra escrever a matéria do chimarrão!!
De manhã, acordo e vejo um mendigo comendo desesperadamente um pao que o diabo amassou. Fiquei com tanta pena dele que dei umas moedas que sobraram da última vez que andei de ônibus. O nome dele é Val e ele veio de uma terra muito distante - Recife, mas não tinha lugar pra morar. Então decidiu se acomodar por ai, deitado nos poucos trapos velhos que sobraram. Hehe..
O chimarrão é uma bebida popular que tem as suas origens traçadas a partir das tribos indígenas do Sul da América do Sul. A tradição permaneceu até os dias atuais, onde continua sendo consumido pelos povos da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e no Brasil o consumo é mais concentrado nos estados do Sul e Centro-Oeste. É feito a partir da erva mate (ilex paraguariensis) - a mesma do chá mate-, porém o chá mate é feito a partir da erva tostada, enquanto o chimarrão é feito com a erva seca, in natura.
Geralmente, quem vê alguem tomando chimarrão pensa logo que é gaúcho, mas isso não é verdade. Sim, a maioria dos gaúchos tomam chimarrão, mas não é exclusividade deles. Nós aqui, no calor de Belém, adoramos tomar chimarrão - principalmente na sala de aula, onde tem um clima favorável.
Beijos na bunda!!
Até logo!