segunda-feira, 24 de setembro de 2007

PanDeQueso..

Cuidado! Matéria quente!


Opa! A matéria de hoje é quentíssima, acabou de sair do forno!!

Hoje me deu uma vontade de fazer pão de queijo.. Decidi então chamar o meu parceiro de longas datas, o Albuquerque, da Associação Faça um Aluno Feliz a me ajudar a fazê-los.


Muito fácil. Ingredientes:
- 4kg de fécula de mandioca
- 1l de leite
- 2,5kg de queijo minas padrão
- 500ml de óleo
- 1 lata de fermento em pó químico
- 15 ovos
- 50g açúcar
- sal a gosto

Modo de preparo:
Rale o queijo. Põe o leite para ferver, adicione o óleo. Despeje na fécula de mandioca e mexa bem rápido com uma colher de pau para fazer gomas. (Cuidado para não queimar os dedos!) Adicione o queijo, o fermento, ovos, açúcar e sal. Sove bem a massa até ficar uniforme.

Assim que terminar, faça bolinhas (não precisa ser perfeitas) e asse por 15 minutos em fogo alto ou até dourar. Caso queira, você pode colocar mais ingredientes a seu gosto, mas não me responsabilizo pelos resultados! ;)

Pães de queijo quentinhos!

O Pão de Queijo é tradicionalmente mineiro, mas nas últimas décadas foi bastante difundido, e hoje em dia é um pão (pão?) bastante popular, tanto nacionalmente quanto no exterior.
Apesar do nome ser Pão de Queijo, ele não tem nada de pão. Como quase ninguém sabe, o pão de queijo é composto 70% de mandioca. Isso porque seu ingrediente principal é o polvilho, que dá a ele o aspecto liguento por dentro e crocante por fora. Essa característica única que conquistou o paladar de todos nós está presente na grande maioria dos shoppings e supermercados do Brasil - seja ela congelada, recheada com requeijão ou prensada. Acompanhado de uma xícara de café quente, o pão de queijo se torna irresistível, seja no café da manhã ou ao findar do dia.

Durante a manhã em Buenos Aires, uns senhores carregam umas cestas cheias de rosquinhas chamadas "chipás", e todo mundo que passava, comprava. Curioso, fui perguntar de que era feito, mas não entendi quase nada além de "mandioca". Então o senhor me ofereceu, e quando provei, era quase um pão de queijo, sendo que o gosto de queijo era menos forte e a crosta mais dura. Com café fica uma deícia.

Hoje fiz aproximadamente 200 pães de queijos, e o pessoal devorou tudo em torno de 10 minutos. Rápido? Ih, mas você não viu nada, precisa ver quando tem coquetel aqui... Hahaha!!!

Quer um? Vem pegar!


Bjuuu no pão!!!!

P.S.: Em breve, chimarrão.

0 comentários:

Postar um comentário