domingo, 30 de setembro de 2007

Domingo

Mais uma vez estou de serviço. Coisa mais sem graça, ficar o dia todo esperando o tempo passar. Pelo menos acordei melhor, não estou mais com o nariz escorrendo. Pelo menos hoje é domingo, não tem que assistir aula. Pelo menos sobrou tempo pra eu arrumar o armário e deixar ele bem limpinho, algo muito raro de acontecer. Ah, não! Amanhã é segunda.. =\ Pelo menos amanhã irei visitar um navio. E ainda bem que hoje é domingo, tive tempo pra escrever a matéria do chimarrão!!
De manhã, acordo e vejo um mendigo comendo desesperadamente um pao que o diabo amassou. Fiquei com tanta pena dele que dei umas moedas que sobraram da última vez que andei de ônibus. O nome dele é Val e ele veio de uma terra muito distante - Recife, mas não tinha lugar pra morar. Então decidiu se acomodar por ai, deitado nos poucos trapos velhos que sobraram. Hehe..

Sorriso, Val!!

O chimarrão é uma bebida popular que tem as suas origens traçadas a partir das tribos indígenas do Sul da América do Sul. A tradição permaneceu até os dias atuais, onde continua sendo consumido pelos povos da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e no Brasil o consumo é mais concentrado nos estados do Sul e Centro-Oeste. É feito a partir da erva mate (ilex paraguariensis) - a mesma do chá mate-, porém o chá mate é feito a partir da erva tostada, enquanto o chimarrão é feito com a erva seca, in natura.
Geralmente, quem vê alguem tomando chimarrão pensa logo que é gaúcho, mas isso não é verdade. Sim, a maioria dos gaúchos tomam chimarrão, mas não é exclusividade deles. Nós aqui, no calor de Belém, adoramos tomar chimarrão - principalmente na sala de aula, onde tem um clima favorável.
O chimarrão é servido na cuia, geralmente feita a partir da parte superior de uma cabaça seca, e se toma a infusão através da bomba (vulgo canudinho). A água deverá ser quente, mas não ao ponto de ferver, pois pode queimar a língua e a erva, deixando-a com gosto desagradável. (A bebida que é tomada com água gelada se chama tererê.) NÃO se pode ficar mexendo na bomba em momento algum, por mais vontade que tiver, pois poderá estragar o chimarrão. Quando oferecido um chimarrão, deve-se tomar até a bomba roncar (fazer aquele barulhinho). Geralmente se faz o chimarrão puro, mas eu gosto de colocar outras ervas, como chá verde, folhas de canela e casca de laranja para apurar o gosto. Toda pessoa que prepara o chimarrão deve ser o primeiro a toma-lo na presença de todos da roda. Isso se tornou uma tradição, pois houve uma época em que o mate servia de meio para envenenar alguém. Na maioria das vezes, não se toma chimarrão só por tomar, mas para formar uma roda de amigos e jogar conversa fora, num momento de descontração, como se um ritual fosse.
Apesar do chimarrão ter inúmeras "frescurinhas", ela é uma bebida excepcional. Além de ser uma bebida excepcional, ela é diurética, e sendo assim, combate tanto as doenças dos rins quanto o colesterol. (Por quê é difícil ver gaúcho gordo, hein?!)

Galera do Mate

Bem, caso eu esqueci de colocar algum detalhe importante, favor me avisem!
Beijos na bunda!!
Até logo!
P.S.: Brincadeiras à parte, o Val é um amigo meu que estuda aqui comigo, e vamos practicar juntos ano que vem. Na Maersk, of course!!

0 comentários:

Postar um comentário