segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Taoyuan + Zhubei

Meu tio pequeno foi nos buscar no aeroporto e passamos a primeira noite na casa dele, também em Taoyuan. Ele tem duas filhinhas, mas uma delas estava num acampamento escolar. O Tande e a Yato já estavam lá, e passei a noite desfazendo as malas.
Não consegui dormir por conta da diferença de fuso, então fiquei atualizando blog e conversando no MSN.
No dia seguinte tomamos café chinês (leite de soja, pãezinhos a vapor recheados, panqueca com ovo) e fomos a Zhubei visitar a minha vó (parte de pai). Pegamos um ônibus até a estação e depois um trem. Chegando em Zhubei andamos 10 minutos e chegamos na casa da vó.
Minha vó já tem 97 anos. Ficamos conversando com ela, mas ela não lembrava muito da gente. Tomamos chá e conversamos mais com o meu tio e depois voltamos para Taoyuan.


O tempo estava um pouco frio (20° C), mas a minha mãe parecia que estava congelando.

O trem que pegamos era o comum, parando em todas as estações. A viagem de volta para Taoyuan dura +/- 1h.

Em Taoyuan a minha tia nos convida para jantar, e marca num restaurante perto da casa deles. O restaurante é de Huo Kuo (火鍋), conhecido como "Sukiyaki" em japonês ou "Chinese Hot Pot" em inglês, que literalmente significa "Panela Quente Chinês". É contado por cabeça (aprox. 25 reais) e a pessoa se serve à vontade. Funciona da seguinte maneira: Cada pessoa pega um prato e enche de coisa crua numa prateleira estilo supermercado as coisas que desejam comer.

Tem de tudo: Carne, pastelzinho..

Frutos do mar, bolinhos de peixe..


Verdura, cogumelos..

Mais cogumelos..

Macarrão, ovos..

Muita opção e pouco espaço no prato. Ainda bem que pode repetir!

Pega mais um pouco, vai!

Tem seção até para vegetarianos.

Enfim. Pega de tudo um pouco, traz de volta para a mesa e coloca tudo para cozinhar numa panela com o caldo da sua escolha (eu pedi caldo de frutos do mar). Depois que levantar fervura, pega o que tem dentro, molha num molho e come. Hummm..


Mesa dos adultos

Mesa das crianças (Minha mãe também é uma)

Além disso tudo, tem iogurte, suco..

..picolé, sorvete..

..pudim, gelatina..

..refrigerante, tudo incluso!

Sem contar que tem uma fonte de chocolate para fazer fondue ou uma simples cobertura de picolé.


Minha priminha tomando um picolé maior que ela

Ah, também tem Sushi e Teppanyaki (carne na chapa) servido na mesa.

O ambiente


Falando em comida, uma coisa peculiar aqui do oriente é que as pessoas não têm costume de sentar na privada, pois eles acham nojentos e que podem contagiar alguma doença. Por isso eles preferem fazer agachados.. Eu particularmente ainda prefiro usar o nosso.

Comida em Taiwan é muito barato. O jantar de hoje, por exemplo, foi 25 reais por pessoa com tudo incluso - Isso porque a gente foi em um dos mais caros da cidade. Tem lugares que se paga menos de 10 reais e também se serve à vontade (com menos opções, claro).
Amanhã iremos a Kaohsiung, cidade ao Sul de Taiwan onde mora a família da minha mãe.

0 comentários:

Postar um comentário