sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Chiang Kai-Shek Memorial & Korean BBQ

Chegamos em Taipei ontem à noite e fomos direto à casa da minha tia, irmã do meu pai.
Deixamos as malas na casa dela e fomos comer na MOS Burger. Ela diz que se lembra de mim há 15 anos, mas eu sinceramente não fazia a mínima idéia de como ela era. Conversamos bastante, mas tivemos que dormir cedo porque havia vários lugares para visitar em Taipei.

Taipei (台北) é a capital e a maior cidade de Taiwan. Possui aproximadamente 2,6 milhões de habitantes e possui o 2° prédio mais alto do mundo.
Hoje fomos visitar o Memorial Chiang Kai-Shek (國立中正紀念堂), um dos principais cartões postais de Taipei. Foi construído em memória do ex-presidente Chiang Kai-Shek e é um parque enorme com muita área verde, além de dois teatros e três portões principais.
Pegamos um ônibus e chegamos em 10 minutos. Entramos pelo portão lateral, que não tem grades.

Memorial


Portão lateral

O memorial é um prédio enorme no meio do parque, dividido em vários setores. Embaixo tem área para exposições e um auditório. Em cima tem a estátua do Chiang e em cada lado do pátio principal tem um teatro.



O dia estava nublado, com ameaças constantes de chuva. Tinha poucos turistas, na maioria gringos (principalmente nós)!

Entrada Principal

Pegamos no flagra um grupo de meninas dançando break dance e requebrando os quadris.. Shake that booty!

Voltamos ao prédio principal do memorial. Aqui temos um panorama do portão principal e os teatros visto das escadas.

No salão, a estátua do Chiang Kai-Shek.

Ao chegar no salão, havia aquele aglomerado de gente. Curiosos como todo brasileiro, fomos dar uma espiadinha. Estavam fazendo a troca da guarda, que acontece uma vez a cada duas horas. Dois guardas ficam permanentemente nas duas extremidades do salão fazendo a vigia. A troca tem todo uma cerimônia, cheio dos pra-quê-isso. Mas é o que dá o charme do local.


Teto

Nos jardins no lado externo, muito verde e harmonia. Todo zen, mesmo no meio de uma das maiores metrópoles da Ásia.

O ar não era dos mais puros, mas o clima era de muita paz e tranquilidade. Havia muita gente praticando Tai Chi Chuan, e lá inclusive era um dos locais mais frequentados pelos praticantes da arte em Taipei.


Hora do pecado. Caminhando de volta para a casa da tia, passamos por uma padaria e de praxe entramos para dar uma conferida. Vejam só essas delícias, elas falam por si próprias!













Babou o teclado? Eu também. Quem sabe um dia eu aprendo a fazê-los.. Cada pão e bolo de dar água na boca, já estou com fome!

Próxima parada - Mercado das Flores. Estávamos procurando sementes de legumes para plantar no Brasil, mas haviam poucos lugares que vendiam pela rua. Por coincidência, havia um mercado de flores no caminho e fomos dar uma olhada. Muita variedade, muita quantidade, muita gente, muito tudo! Só ficamos por 5 minutos, pois estava com pressa. Mas deu para capturar algumas mais legais..

Tulipas


Estes mini abacaxis são muito bonitinhos, pena que é ornamental..

Sei nem o nome disso aí..


Kim kam - Arvorezinha de mini laranjas, para trazer sorte.

Mais uma coisa interessante por aqui é que os bancos não têm guardas de segurança e muito menos portas giratórias com detector de metal. Ah, filas? Também não existe no nosso vocabulário.


À noite fomos jantar no restaurante de um tio meu. Na verdade, é primo do meu pai, mas por aqui é tudo tio. É um restaurante que serve churrasco coreano, parecido com o cozido chinês (huo kuo). A diferença é que ao invés de cozinhar tudo em caldo, a gente assa a carne.


O formato da panela que é interessante. Ela é feita de cobre e o meio dela é virado para cima. Então com o calor do fogo se assa a carne e o caldo escorre para os lados, onde se cozinha a sopa.

Legumes com cogumelos

Depois que acabar a carne, ainda pode tomar o caldinho que restou dos lados. Hummmm..

É um prato bom para comer no inverno, e caiu muito bem com o frio. Saímos de lá super satisfeitos, prontos para enfrentar a cama.

Como éramos 5 e só cabiam 4 no taxi, voltei de metrô, que não durou 15 minutos. Muito rápido e eficiente. Amanhã iremos sair com uma outra tia, amiga da minha mãe.

Au revoir!

0 comentários:

Postar um comentário