Voltamos para Kaohsiung de noite, e na manhã seguinte partimos para Taichung, que fica a 3 horas e meia de ônibus. Chegando na estação, uma tia (é prima da minha mãe, mas aqui todo mundo é tia) e seu marido foi nos buscar. Nos levaram até o trabalho deles, onde seus filhos esperavam. Eram 3, todos entre 16 e 20 anos.
Conversamos um pouco sobre o que tinha para visitar, mas para o nosso azar, era segunda feira e tudo (diga-se museus, templos e afins) estava fechado. Resolvemos então dar uma volta pela estação de trem, em seguida passaríamos no Taichung Park e por fim, no mercado noturno.
Como tinha algumas linhas de ônibus gratuitas, pegamos logo dois e descemos a dois quarteirões da estação.
Estação de trem de Taichung
Pegamos ônibus novamente e descemos no templo de Confúcio (孔廟), só que também estava fechado.
Para não dar viagem perdida, batemos um retrato em frente ao portão lateral.
Só nos restou ir ao Taichung Park, o parque municipal no centro da cidade. Ao chegar, haviam esquilos andando pela grama. Mostramos uma espiga de milho, e um aproximou. Cheirou um pouquinho, não gostou e se mandou.
Pegamos então um pedaço de chocolate para ver se ele comia, e ele voltou. O safado pegou o chocolate e correu para cima da árvore..
O parque era bem grande e tinha muitas pontes e abrigos.
Escultura de dois carneiros - em comemoração ao ano do carneiro (2003)
Duas galinhas
Saímos do parque ao pôr do sol. Estávamos aguardando o sinal abrir para atravessar quando um policial bem simpático nos abordou e perguntou de onde éramos. Falamos que moramos no Brasil, e ele começou a conversar. 5 minutos depois, pediu pra tirar uma foto com os dois gringos. O Tande gostou foi do sabre de luz dele..
Atravessando a rua, entramos na feira noturna de I-Chung (一中夜市), que leva o nome do colégio ao lado dele, o Primeiro Colégio de Nível Médio de Taichung (inglês: Taichung First Senior High School, chinês: 國立臺中第一高級中學). É uma feira relativamente pequena, se comparar com a feira de Feng Jia (逢甲夜市), o maior e mais famoso de Taichung.
Adivinha o que encontramos?
Taiwan é conhecido mundialmente pelos mercados (ou feiras) noturnos, que abrem de tarde e fecham meia noite. Vende-se de tudo, de calçados, roupas até jóias. Mas principalmente comida, muita comida. Os chineses adoram comer, e comer é o que eles mais sabem fazer. Todos os tipos e variedades que você possa imaginar existem por aqui. Duvida?
Feira lotada - Segunda feira?
E começou oficialmente a comilança. Apresento-lhes o shao mai (燒賣), pasteizinhos recheados à vapor, oriundos de Hong Kong. Lá, eles chamam isso de dim sum (點心), parte de um tipo de refeição chamado 'yam cha' (飲茶).
Ah, eu ia falar sobre o pãozinho à vapor recheado com carne doce cha shao bao (叉燒包), mas estava tão gostoso que nem esperaram eu tirar foto.. Deixa para a próxima!
Pasteis
Puffs (泡芙) - Estas são bombas (tipo carolinas), recheadas com diversos sabores.
No meio, fica assim:
Bolo de nabo (蘿蔔糕) - é salgado e é uma delícia!
Bolo de nabo com ovo frito
Esse é talvez a comida mais interessante de Taiwan. Amada por muitos, odiada por outros. É o famoso chou dou fu, ou tofu fedido (臭豆腐). Como ele é feito? Se pega um tofu (queijo de soja) e deixe-o fermentar por alguns dias. Depois, é só fritar..
..escorrer e rechear com shoyu, pasta de alho e repolho em conserva.
O cheiro é inconfundível, não tem um que não consiga o identificar de longe. Não chega a cheirar que nem carniça, o mais perto que posso comparar é a queijo gorgonzola. Muitos gringos estranham no começo, mas no fim acabam adorando. Igual a açaí em Belém..
Bon apetit!
Risoto embalado em ovo
Casquinha - Existem vários sabores, mas um só bocal. É que os sabores estão nestes tubinhos coloridos, que se misturam ao creme quando sai. Chinês espeeeerto, né?!
Cogumelos in natura
Frita eles, e depois joga um pouco de sal e pimenta..
..vira espetinhos de cogumelo - parece estranho, mas é muito bom!
Espetinhos de lula
Encontramos com uma outra tia e seus três filhos. Haja primos..
Maçã do amor. Não, morangos. Ou uvas.
A placa atrás tem escrito Dong Shan Ya Tou, que significa Cabeça de Pato de Dong Shan. Yato, cabeça de pato.. Entendeu? Hehehe
Olha aí as 'Yato's..
Pés de galinha desossados - Não faça cara feia porque é gostoso!
Para encerrar a comilança, a tia nos levou para tomar uma sobremesa esquisita. Feijão doce, gelo raspado com calda de ameixa azeda e sorvete de limão. Dá pra tu? Saí de lá com o queixo duro..
As viagens do chinês pelo mundo afora
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Taichung (1/2)
Marcadores:
night market,
taichung,
taiwan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário