terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Chung Tai Chan Monastery & Wenwu Temple

Voltando para a casa dos primos, pegamos as malas e saímos. Quando dobramos a esquina, o Professor Chung já estava lá nos aguardando.
Ele foi professor da minha mãe na faculdade, e havia 15 anos que não o encontrava. Passamos a viagem toda colocando o papo em dia, enquanto os três tiravam um cochilo no banco de trás.
O plano era visitar um templo, almoçar, ir ao Lago do Sol e Lua e de noite ele nos deixariam na casa de um tio (primo da minha mãe), em Nantou.
A viagem de Taichung até o Monastério Chung Tai Chan (中台禪寺) durou pouco mais de meia hora. Depois de passar por plantações de coquinhos, surge este lindo visual:

Entrada do monastério

O Monastério Chung Tai Chan foi construído em 2001 e é um dos maiores templos de Taiwan. Em área, só é menor que o Fo Guang Shan, aquele que visitamos na semana passada. Uma característica que o diferencia de outros monastérios é o seu design moderno, projetado pelo amigo do Professor - C. Y. Lee, o mesmo que projetou o [agora segundo] prédio mais alto do mundo, o Taipei 101. Ele cobrou apenas alguns milhares de dólares pelo projeto, e após a construção do templo doou todo o seu cachê para a instituição.

A área do templo é imensa, e também tem jardins com árvores de vários lugares do mundo.

Este sino foi deixado do lado de fora para que os visitantes pudessem bater e fazer um pedido.

Tem árvore até na pedra..

Vários tipos de bonzais, dá para ver que eles têm muitos anos de vida pela grossura do tronco.

Leão em frente ao salão principal

Detalhes da Roda do Dharma no teto

Até a lata de lixo daqui é moderno.

Não ficamos muito, pois ainda tínhamos muitos lugares para ir. Pegamos a estrada novamente em direção à cidade de Puli (埔里), onde iríamos almoçar.

Vaso de cachaça

Fomos almoçar num restaurante Hakka no centro de Puli. O restaurante todo é construído no estilo distinto Hakka, com suas cerâmicas e jardins exóticos.

A comida era muito gostosa, comemos tanto e quase não conseguimos acabá-la. O local é bem simples, porém aconchegante. O restaurante atrai muitos turistas estrangeiros, pois fica perto do Lago do Sol e Lua, um dos principais pontos turísticos de Taiwan. Fomos praticamente os primeiros a chegar, e quando saímos já havia gente esperando lugar para sentar.

Esta sobremesa se chama "Ovo de Sapo" (青蛙下蛋). De longe parecem mesmo ovinhos de sapo, mas olhando de perto dá para ver que são sagus com sementinhas (parecem ser de maracujá) no meio.

De barriga cheia, é hora de partir. Fomos em direção ao famoso Lago do Sol e Lua (Inglês: Sun Moon Lake, Chinês:日月潭 ). Porém, antes de ir fomos ao Templo Wenwu, um templo taoista construído à beira do lago.

Mais um leão - Dá para perceber que eles estão em todos os cantos, né? Leões são símbolos de proteção, então sempre há uma escultura de um macho e uma fêmea na entrada (geralmente em templos, shoppings e bancos).

Mais um incensário

Esta é uma máquina da sorte. Você insere uma moeda e um bonequinho entra na casinha, traz um rolo de papel e joga no buraco. Dentro deste pedaço de papel está escrito a sua sorte de hoje.

Como se aproximava ao ano novo, milhares de pessoas escrevem seus nomes nas lanternas douradas e penduram ao longo do muro para trazer sorte e felicidade.

Havia muitos deles, e juntos faziam um belo retrato.

Subimos até o terraço de cima, onde dá para ver o lago (quando não há neblina). Notam os detalhes do telhado.

Três macaquinhos

Mais lanternas

Este homem é deficiente auditivo e se fantasia de soldado de barro.

Quando ninguém percebe, ele mexe e te dá um susto. Demos uma forcinha a ele, e ele agradeceu.

Agora estava na hora de ir a um pagoda em outra parte do lago. Antes, passamos pelos teleféricos do parque aborígine. Os detalhes ficam para depois.. Até o próximo post!